Display LCD 16×2 backlight

Com o aprendizado de circuitos e o conhecimento do que os componentes podem fazer, mostrar de maneira eficaz para outras pessoas acaba sendo totalmente necessário, nesse post, falaremos sobre o Display LCD 16×2,  e seremos apresentados a uma das principais características positivas do arduino, o resultado visual.

Uma vez que capitamos o sinal com um sensor qualquer de um certo cenário para fins de monitoramento, não precisamos de um computador para exibir a capitação no serial monitor, para mostrar essa informação para outras pessoas utilizamos um Display LCD 16×2, abaixo veremos como ele funciona e como faze-lo funcionar..

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LCD-Display-Tutorial.png

Como vemos na imagem acima, o LCD possui 16 pinos, assim temos da esquerda para direita:

Pinagem Descrição
Pino 1 Pino terra, conectamos ao gnd
Pino 2 Pino de alimentação, conectamos ao 5V
Pino 3 Pino para ajustar o contraste, em que podemos conectar a um potenciômetro
Pino 4 É usado para selecionarmos se enviaremos dados ou comandos ao lcd, quando está em estado baixo estamos mandando comandos, em estado alto estamos mandando dados ou caractéres
Pino 5 Seleciona se leremos ou escreveremos no lcd, no nosso caso escreveremos
Pino 6 Pino que habilita a gravação para os registros
Pino 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 Através desses pinos, estamos enviando os dados de 8 bits quando estamos escrevendo para os registros. Por exemplo, se queremos ver a letra maiúscula A no visor, enviaremos 0100 0001 para os registros de acordo com a tabela ASCII.
Pino 15 e 16 Ânodo e cátodo, são para a luz traseira LED.

A biblioteca LCD cuida de quase tudo no nosso código, mas ter conhecimento sobre a função individual de cada pino pode ser importante, podemos usar a biblioteca no modo 8 ou 4 bits, nesse exemplo usaremos no modo 4 bits, e usaremos só 4 dos oito pinos de dados.

Para ver seu LCD funcionando basta seguir as instruções abaixo:

Circuito:

LCD-Display_Transparent03

Código:



#include <LiquidCrystal.h> //incluímos a biblioteca ja contida na IDE  
LiquidCrystal lcd(1, 2, 4, 5, 6, 7); // Criamos o objeto LCD, indicando as portas digitais usadas. Parâmetros: (rs, enable, d4, d5, d6, d7) 
void setup() { 
   lcd.begin(16,2); // Iniciamos o lcd, passando as dimensões da nossa tela (largura, altura)
}
void loop() { 
   lcd.print("Arduino"); // Escrevemos Arduino no LCD
   delay(3000);  
   lcd.setCursor(2,1); //mostramos a localização da tela em que queremos escrever
   lcd.print("LCD Tutorial"); 
   delay(3000); 
   lcd.clear(); // limpamos o lcd
   lcd.blink(); //exibe o cursor piscando no lcd
   delay(4000); 
   lcd.setCursor(7,1); 
   delay(3000); 
   lcd.noBlink(); // desliga o cursor piscando
}

Bons Estudos! 🙂

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