Módulo Micro SD card

         Cartão de memória SD é um dispositivo de armazenamento de informação em estado sólido (sem partes móveis) que foi desenvolvido pela associação SD com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de dispositivos portáteis. SD significa “Secure digital” e é o sucessor dos cartões MMC (MultiMediaCard), com adição de segurança e criptografia.
           Existem muitas versões, mas a mais conhecida, sem dúvida é o micro-SD, o cartão de memória que funciona na maioria dos celulares. Tornou-se o padrão de cartão de memória com melhor custo/benefício do mercado (ao lado do Memory Stick), desbancando o concorrente Compact Flash, devido a sua popularidade e portabilidade, e conta já com a adesão de grandes fabricantes como CanonKodak e Nikon que anteriormente utilizavam exclusivamente o padrão CF (sendo que seguem usando o CF apenas em suas câmeras profissionais). Além disso, está presente também em palmtopscelulares (nos modelos MiniSDMicroSD e Transflash), sintetizadores MIDI, tocadores de MP3 portáteis e até em aparelhos de som automotivo.
            Os cartões SD tem algumas particularidades que precisam ser observadas para sua utilização,porém uma biblioteca que deixa a utilização mais prática e rápida (chamada SD) já vem com a IDE do Arduino.
Estudaremos o Módulo Micro SD Card (datasheet), segue a especificação para testar o mesmo..
Circuito:
conexao_cartao_SD_bb
          Para facilitar ainda mais os testes, a biblioteca disponibiliza vários exemplos prontos, selecione o CardInfo.ino e teste o módulo.
Sem título
Bons estudos!
Referencias:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s