Módulo Sensor de Som

Que tal saber mais sobre um sensor de som? Confira abaixo o conceito de um componente muito mais simples do que parece!

images

É muito comum ver em desenhos animados, filmes e novelas as pessoas ativarem lâmpadas, motores e outros objetos por meio de palmas, assovios ou até mesmo gritos. Até certo ponto parece ser algo difícil de funcionar na prática, mas não é o que este Módulo Sensor de Som em conjunto com um microcontrolador (Arduino, por exemplo) promete fazer.

O Módulo Sensor de Som é capaz de captar ruídos e transformá-los em sinais, estes sinais podem ser receptados pelo Arduino (por exemplo) que em conjunto com outros acessórios podem acionar lâmpadas, motores ou os mais diversos equipamentos eletrônicos.

Na prática o Sensor de Som fica atento ao som provocado no ambiente e quando o recepta ele amplifica este sinal e transforma-o em sinais reconhecíveis pelo Arduino ou microcontroladores geral. O Sensor de Som é um dispositivo ideal para ser aplicado no ramo da automação residencial ou até mesmo em dispositivos para iluminação de festas, entre outros, incluindo projetos robóticos.Sensor-de-som-KY-038-detalhe.png

O Sensor de Som mostra-se um dispositivo realmente compacto e útil em diversas áreas, como na demonstração do vídeo podemos estar fazendo o controle da iluminação de sua residência, por exemplo. É um sensor de fácil aplicação, pois não são necessários componentes externos, para facilitar ainda mais, possui um trimpot para regular a intensidade da detecção.

Fique atento, pois logo postaremos um tutorial de um projeto usando o Sensor de Som.

Bons Estudos!

Fontes: Usina Info e Arduino e Cia

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s