Fusíveis

Conheca-o-Fusivel-e-saiba-qual-tipo-escolher

O fusível é o mais simples de todos os componentes utilizados num equipamento eletrônico. A função dele é proteger o equipamento de uma sobrecarga elétrica que poderia danificá-lo permanentemente. O fusível se baseia na teoria de que ao aumentar a corrente num condutor, devido à maior quantidade de elétrons passando por este, ocorre o efeito Joule fazendo com que este condutor se aqueça. Todo circuito aquece devido à resistência que cada componente possui, mas dentro de certos limites. Se não existir um dispositivo para impedir que a corrente alcance níveis muito altos caso ocorra um curto circuito em um transistor, por exemplo, a corrente pode aquecer o circuito a ponto de literalmente pegar fogo no equipamento. A função do fusível é exatamente esta, proteger o circuito contra sobre tensão fundindo seu interior (daí seu nome) caso a corrente aqueça o circuito até certo limite impedindo a passagem da corrente pelo sistema.

Observe abaixo dois dos mais tradicionais tipos de fusíveis:

image13.jpg.500x222.auto (1)

Sua classificação é em relação à tensão e corrente por ele suportada sem queimar, ou seja, de acordo com o equipamento a ser protegido.

É o componente mais fácil de realizar sua verificação, quando possuem o invólucro em vidro como na figura pode ser visual a verificação, se estiver com o interior preto ou o fio interno partido está queimado, caso possua invólucro cerâmico ou outro material, será necessário um multímetro, ajusta-se para testar resistência pode ser em qualquer escala, ao colocar as pontas de prova em suas extremidades será 8 ou 80, ou estará em curto sinalizando que não está queimado, ou estará aberto sinalizando que algo o fez queimar.

Agora muita atenção, dificilmente um fusível se queima sozinho, algo o faz queimar, quando constatar que o fusível de seu equipamento está queimado, antes de trocar verifique se algum outro item não apresenta problemas, pois caso exista algum componente em curto, o fusível queimará novamente de forma instantânea. E sempre substituía o fusível por outro de mesma capacidade, pois está é definida de acordo com o equipamento, se um fusível for substituído por um de maior capacidade a sua proteção fica comprometida, ou seja, ele demorará muito pra abrir podendo o aparelho já estar danificado quando isso ocorrer, ou pior um incêndio pode começar antes mesmo de o fusível desligar o circuito.

Apesar da simplicidade, este componente é de suma importância em qualquer equipamento que use energia elétrica. E nunca deve ser substituído por um pedaço de fio, o risco é enorme.

Anúncios

Um comentário sobre “Fusíveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s