Protoboard

Quem está começando com Arduino precisa de algo que proporcione a montagem dos circuitos sem precisar de solda, e é muito comum o uso das Protoboards para isso, pois elas são de fácil uso e basta encaixar os fios e/ou os componentes para conecta-los ao Arduino. Então vamos conhecer alguns tipos dessa placa de prototipagem.

Existem variados tipos de Protoboard, com tamanhos e formar variados, que facilitam certos projetos de acordo com a necessidade do usuário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas o que compõe uma Proto? Vamos por partes:

Tiras de terminal5175c500ce395f5a49000004

Uma Mini Protoboard  (à esquerda) e a mesma placa de ensaio com o adesivo de trás removido (à direita).

Aqui nós temos uma placa de ensaio onde o adesivo foi removido. Você pode ver lotes de linhas horizontais de tiras de metal na parte inferior da placa de ensaio . Os topos das linhas de metal têm pequenos clips que se escondem sob os buracos de plástico. Esses clipes permitir que você insira um fio ou a perna de um componente nos buracos expostos na placa , que segurará os componentes a placa.

513a1dfbce395fe624000001Clipe que segura os fios e/ou os componentes a placa.

Uma vez inserido esse componente será eletricamente ligado a qualquer outra coisa que colocado em linha. Isto é porque as linhas de metal são condutora e permitir que a corrente flua a partir de qualquer ponto em que a tira.

figura01-protoboard

Dois fios conectados através da Protoboard.

Observe que há apenas cinco clips nesta faixa. Isso é típico em quase todas as Protoboards. Assim, você só pode ter até cinco componentes ligados em uma seção especial da placa de ensaio. A linha tem dez buracos, então por que você só pode conectar cinco componentes? Você também vai notar que cada linha horizontal é separado por uma ravina, ou fenda, no meio da placa de ensaio. Esta ravina isolados ambos os lados de uma linha determinada uma da outra, e eles não estão ligados eletricamente. Discutiremos os efeitos depois, por enquanto, só sei que cada lado de uma determinada linha está desconectado do outro, deixando-o com cinco pontos para componentes de cada lado.

518c07b8ce395f7962000000

Um LED inserido em uma placa de ensaio. Observe como cada perna do LED é colocado em ambos os lados da fenda. Isso impede que as conexões do LED se toquem e ocorra um curto.

Trilhos de Alimentação

Agora que vimos como as conexões em uma placa de ensaio são feitas, vamos olhar para uma placa de ensaio maior, mais típico. Além de linhas horizontais, Protoboars geralmente têm o que são chamados de trilhos de alimentação que funcionam verticalmente ao longo dos lados.

518c0b34ce395fea62000002A placa de ensaio de tamanho médio com o adesivo de volta removida para expor os trilhos de alimentação

Estes trilhos de alimentação são tiras de metal que são idênticos aos que são executados na horizontal, exceto que são todos conectados. Quando a construção de um circuito, você tende a precisar de energia em muitos lugares diferentes. Os trilhos de alimentação dar-lhe lotes de fácil acesso ao poder onde quer que você precise dele em seu circuito. Normalmente eles vão ser marcadas com um ‘+’ e ‘-‘ e tem uma listra vermelha e azul ou preto, para indicar o lado positivo e negativo.

É importante estar ciente de que os trilhos de alimentação de ambos os lados não estão conectados, então se você quiser a mesma fonte de energia em ambos os lados, você precisará conectar os dois lados com alguns fios de ligação. Tenha em mente que as marcas estão lá apenas como uma referência. Não há nenhuma regra que diz que você tem que ligar de alimentação no trilho ‘+’ e solo para o ‘-‘rail, mas é boa prática para manter tudo em ordem.518c07b8ce395fd064000000

Dois fios jumper utilizados para conexão dos trilhos de energia em ambos os lados. Sempre anexar o ‘+’ para ‘+’ e ‘-‘ para ‘-‘.

Suporte DIP

Mais cedo nós mencionamos a fenda que isola os dois lados de uma placa de ensaio. Esta fenda serve a um propósito muito importante. Muitos circuitos integrados, muitas vezes referida como ICs, esses são fabricados especificamente para caber em Protoboards. A fim de minimizar a quantidade de espaço que eles ocupam na placa de ensaio, eles vêm em que é conhecido como um pacote dual in-line, ou DIP.

Esses chips DIP  tem pernas que saem de ambos os lados e se encaixam perfeitamente ao longo desse barranco. Uma vez que cada perna sobre o IC é único, não queremos ambos os lados a serem ligados uns aos outros. É aí que a separação no meio do conselho vem a calhar. Assim, pode ligar-se a componentes de cada lado do IC sem interferir com a funcionalidade da perna do lado oposto.

518d22f8ce395f5d51000000

Dois ICs DIP, o LM358 (a cima), um op-amp muito comum, e o microcontrolador ATMega328 sempre popular (em baixo).

Linhas e Colunas

Você deve ter notado que muitas protoboards tem números e letras marcadas em várias linhas e colunas. Estes não servem qualquer propósito que não seja para ajudar a guiá-lo na construção de seu circuito. Circuitos pode ficar complicado rapidamente, e tudo o que é necessário é uma perna deslocada de um componente para fazer todo o circuito ou mau funcionamento não funciona em todos. Se você souber o número da linha da conexão que você está tentando fazer, torna-se muito mais simples de ligar um fio em que o número em vez de desmonta-lo.

P.S:.

Ao construir o seu circuito, você não se limitam a ficar em apenas uma placa de ensaio. Alguns circuitos vai exigir muito mais espaço. Muitos breadboards têm pouco nubbins e slots nas laterais, e alguns até mesmo tê-los sobre os topos e fundos. Estes permitem que você conecte vários breadboards juntos para formar a superfície prototipagem final.

5192a414ce395f0772000000

Quatro mini protoboards ligados entre si.

Algumas protoboards também têm um adesivo que permitem que você furá-los para muitas superfícies diferentes. Estes podem vir a calhar se você deseja anexar a sua placa de ensaio para o interior de um gabinete ou em outro caso dentro do seu projeto.

Essa postagem é uma adaptação para o português da postagem “How to Use a Breadboard” feita pelo site SparkFun
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s