Arduino IDE

Sem títuloNós já vimos que são infinitas as coisas que podemos fazer com o Arduino, mas como “dizer” ao controlador o que ele deve fazer?Vamos lá, o Arduino IDE é o software oficial para se programar o seu embarcado, porém podem ser utilizados outros programas para o mesmo fim. O IDE pode ser baixado no site oficial do Arduino (Link) ou em sites espelhos, ele se encontra disponível para a plataforma Windows, Mac OS X e Linux. Estando na versão 1.6.7 mostrando ser um software versátil que atende a todos os gostos, mas vamos ao visual.

1

 Ao abrir o programa essa é a primeira vista que temos a parte branca é onde escrevemos o código que chamado de sketch.

7

Na aba Arquivo encontramos varias opções como Abrir um Sketch pronto  ou criar um novo. Além disso podemos acessar alguns exemplos prontos.

3

Na aba Sketch temos a opção de Verificar/Compilar que serve para ver se seu código está escrito corretamente, além disso tem um botão acima do espaço Sem título, que são respectivamente Verificar/Compilar e Carregar, onde o carregar serve para enviar o código para o Arduino. Temos também as Bibliotecas, que são pacotes que basicamente interpretam componentes que exigem uma maior interpretação, como um servo motor por exemplo.

4

Na aba Ferramentas podemos escolher qual tipo de placa está conectada ao  computador caso o programa não faça o reconhecimento sozinho.

5

Na opção de Porta, podemos ver e/ou escolher a porta de comunicação com o Arduino. Para os marinheiros de primeira viagem segue o vídeo:

6.png

Temos também o Monitor serial que quando usado o comando  Serial.print(data) envia dados do Arduino para o monitor.

serialplotteraccess

arduino_serial_plotter_sin_wave

Além do Monitor existe também o Plotter Serial, que plota um gráfico de acordo com a variação da medida oferecida pela programação.

8

 Pegamos esse exemplo de Blink, que faz o led piscar, segue o esquema de como colocar o Led com o Arduino e no vídeo a baixo mostramos como passar o código para a placa.

ngled

 Led deve ser ligado a porta Digital 13 e a porta GND. Geralmente a perna menor é o “negativo” e a maior é a positiva.

 Então é isso pessoal, esperamos que post tenha ajudado, em caso de duvidas é só deixar um comentário. Até a próxima!!!

Anúncios

2 comentários sobre “Arduino IDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s