Potenciômetro

potenciometros-pst

Potenciômetro é um componente eletrônico que cria uma limitação para o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e essa limitação pode ser ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuída. Os potenciômetros e o resistores tem essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito, a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode pois ele possui um valor de resistência fixo.

O potenciômetro comumente possui três terminais e um eixo giratório para ajuste da sua resistência, e normalmente são usado em controle de volumes de aparelhos de som, controle de posicionamento em controles de vídeo games, controle de brilho e contraste em telas LCD.

A resistência de um potenciômetro é medida em ohms, e normalmente a resistência informada em um potenciômetro é a sua resistência máxima, em ohms. Por exemplo se você comprar um potenciômetro de 10K ohms, os 10k ohms são sua resistência máxima, e teoricamente ele pode variar sua resistência de um pouco mais de 0 até 10k ohms.

E agora o potenciômetro por dentro. Observe que o terminal do meio é ligado a um cursor que varia sua posição, ao se girar o eixo, sobre um material resistivo, variando assim a sua resistência.

potenciômetro_por_dentro

Os potenciômetros são utilizados em circuitos de baixa tensão e corrente, devido a sua baixa potência que normalmente vai de 0,25w a 1w. Se você necessitar de um pouco mais de potência pode usar um potenciômetro de fio, que pode suportar comumente 4w, ou um reostato.

Existem diversos formatos de potenciômetros, dentre eles podemos destacar:

potenciometro-giratorio    Potenciômetro Giratório, vai ser o único utilizado em nossos projetos, e o mais popularmente utilizado em projetos arduino.

potenciometro-deslizante            Potenciômetro deslizante, muito usados em mixers de DJs, sua resistência é ajustada deslizando o seu pino.

 

trimpots              Trimpot, normalmente usado dentro dos equipamentos eletrônicos, não acessível ao usuário, e sua resistência é ajustada usando uma chave de fenda ou philips bem pequena.

potenciometro-digital                  Potenciômetro digital, que é um chip, não são controlados mecanicamente, e o ajuste da sua resistência é feito através de sinais digitais, de um microcontrolador por exemplo.

Os símbolos do potenciômetro comumente utilizados em esquemas de circuitos eletrônicos são mostrados abaixo.

simbolo_potenciômetro

Fonte:Como Fazer as Coisas

PS: NÃO PODEMOS ESQUECER QUE OS POTENCIÔMETROS NADA MAIS SÃO QUE UM TIPO DE RESISTOR, SÓ POSTAMOS EM ARTIGOS DIFERENTES, POIS TRABALHAREMOS BASTANTE COM POTENCIÔMETROS E ISSO MERECE UMA ANÁLISE APROFUNDADA DO COMPONENTE.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Potenciômetro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s